Cirurgia da Intimidade não é um termo técnico, mas que se tornou conhecido do público leigo. Trata-se da redução do tamanho dos pequenos lábios da genitália feminina ou como denominamos, ninfoplastia. Além disso, também se pode fazer o aumento dos grandes lábios com enxertia de gordura ou a diminuição, com a resseção de pele excedente, sendo esta mais rara.
Este é um problema relativamente comum, mas ainda persiste um certo tabu sobre o assunto. Os pequenos lábios, quando aumentados, podem trazer transtornos para a mulher, tanto de ordem psicológica quanto física, à medida que ela possa se sentir constrangida ou “diferente” em relação a outras mulheres. Além disso, pode haver desconforto durante a relação sexual.
A Cirurgia visa diminuir o tamanho dos pequenos lábios e isso é feito através de anestesia local ou peridural associados a uma sedação. É comum a alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia, já que o procedimento é relativamente simples, durando em torno de 30 a 40 minutos.
No pós-operatório, há edema moderado, que vai diminuindo gradativamente ao longo de 2 semanas, quando o inchaço é apenas residual. Não há necessidade de retirada de pontos, pois eles são absorvíveis. A região precisa ser higienizada rigorosamente e relações sexuais devem ser evitadas por 30 dias.