A lipoaspiração é provavelmente a cirurgia mais realizada dentro da Cirurgia Plástica, junto com a prótese mamária É uma técnica conhecida há várias décadas, mas que foi reintroduzida no mundo da medicina no início da década de 80 pelo cirurgião francês Yves Gerard Illouz, que na época fez sua primeira demonstração no Brasil no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.
Ganhou imensa popularidade ao longo dos últimos 40 anos por oferecer contornos mais graciosos através de cicatrizes mínimas. Quando feito para a região abdominal, pode ser usada a anestesia geral ou peridural. O tempo de internação é de 24 horas e a recuperação pós-operatória é rápida, permitindo que o paciente retome suas atividades após 2 semanas.
A técnica de lipoaspiração tem como principal indicação aqueles pacientes dentro do seu peso ideal ou próximo dele, apresentando gordura localizada. A lipoaspiração não é um procedimento que visa o emagrecimento, e sim melhores contornos corporais.
A dor no pós-operatório é bastante relativa. A grande maioria sente um desconforto maior nos dois primeiros dias, melhorando bastante depois. Mas há aqueles que sentem mais dor e outros que já nos primeiros dias não sentem quase nada.
Quanto ao edema ou inchaço, apresenta-se bastante intenso na 1ª semana, mas vai se desfazendo gradativamente e no final do 1º mês, o edema já diminui entre 60% do inicial. As equimoses (manchas roxas na pele) são muito comuns, principalmente nas pessoas de pele mais clara. As poucos, elas vão assumindo um tom mais esverdeado e daí para o amarelo, até desaparecerem.
A partir do 2º dia de pós-operatório já pode iniciar a drenagem linfática para acelerar a saída do edema e dar mais conforto ao paciente, além disso o uso contínuo da cinta modeladora por 2 meses é fundamental para o resultado da cirurgia.
Em qualquer procedimento dentro da Cirurgia Plástica costumamos aguardar por um prazo em torno de 6 meses pelo resultado final, havendo algumas variações de tempo dependendo da cirurgia considerada e de fatores individuais. Na lipoaspiração do abdome, com 30 dias, o edema já saiu 60% e com 3 meses, 80%, exceto pela área acima do bumbum, que costuma demorar mais, cera de 4 a 6 meses.
Um período de 90 dias sem Sol é o suficiente.
Na verdade, lipoescultura não é um termo técnico, mas costumamos usá-lo pela popularização dessa expressão na mídia e para o entendimento mais fácil do paciente. Definimos lipoescultura quando aspiramos gordura de um local e a injetamos em outros, de acordo com as necessidades do caso. Na lipoaspiração, apenas aspiramos a gordura.
O local mais comum para se colocar (enxertar) a gordura são os glúteos, chamamos isso de lipoenxertia glútea.