Alguns fatores como a idade, textura da pele, distúrbios da acuidade visual, entre outros, poderão deixar suas marcas na pele, tornando as estruturas palpebrais frouxas, o que gera excesso de pele e propicia a formação de bolsas de gordura, dando um aspecto de tristeza e cansaço à face.
Algumas vezes, o problema estético da pálpebra é devido a fatores clínicos, não sendo indicado qualquer tratamento cirúrgico. Em outros casos, os problemas clínicos estão associados ao ato cirúrgico e, mesmo que se operem devidamente as pálpedras, ainda assim persistirá um percentual do efeito original, decorrente do distúrbio clínico associado. Cabe ao cirurgião plástico fazer uma análise profunda de casa caso, para intervir somente naqueles setores que possam se beneficiar com a cirurgia.
Para que se observe o resultado final, deve-se aguardar o período de maturação da cicatriz, que varia de 6 a 12 meses.
Após a cirurgia, meus olhos ainda ficarão inchados por quantos dias?
O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Existem aqueles que já no quarto ou quinto dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Outros irão atingir este resultado após o vigésimo dia do pós operatório. O resultado final varia de dois a três meses.
Porque os olhos ficaram roxos após a cirurgia?
As manchas roxas na pele são formadas pela infiltração do sangue na pele devido ao próprio trauma cirúrgico. Por isso recomendamos o uso de óculos escuros nessa fase, assim como a utilização de compressas geladas, que diminuem a intensidade do edema. Após a retirada dos pontos, é imprescindível o uso de bloqueador solar sobre as cicatrizes duas vezes por dia no mínimo.
Há dor no pós-operatório?
Geralmente não. Mesmo que ocorra uma sensilbilidade maior ou pequenos surtos de dor, estes poderão ser perfeitamente abolidos com o uso de analgésicos comuns. Seu médico lhe prescreverá aquele mais indicado.
As cicatrizes são visíveis, e onde se localizam?
Sendo a pele das pálpedras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente invisíveis nos sucos da pele. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz (3 meses). Pela sua localização são passíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve desde os primeiros dias.
Qual o tipo de anestesia usada nesta cirurgia?
Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local (em alguns casos, com uma sedação prévia).
Após a cirurgia, os “pés-de-galinha” desaparecerão?
Vale observar que mesmo que a blefaroplastia seja bem operada, os pés-de-galinha nunca desaparecerão. Eles são decorrrentes da ação do músculo orbicular e da perda da elasticidade da pele remanescente. A cirurgia palpebral não corrige distorções causadas por rugas dinâmicas. Neste caso o uso da toxina botulínica está indicado.