Você está em: Panturrilhas

Prótese de Panturrilha

O aumento da panturrilha, a chamada “batata da perna”, através de próteses vem se tornando cada vez mais conhecido pelas pessoas. Em geral, é procurada por pacientes que apresentam uma certa desproporção entre as coxas e as pernas, sendo estas últimas relativamente finas.

A cirurgia é realizada com anestesia peridural ou raquianestesia. O tempo de internação é de no máximo 24 horas. A prótese é introduzida através de uma incisão de cera de 4 cm, feita na da dobra posterior do joelho. Nesse procedimento, aumentamos a porção interna da panturrilha, acrescentando 2 a 3 cm em sua circunferência.

No pós-operatório, alguns cuidados devem ser destacados como: manter as pernas elevadas sempre que estiver sentado, evitar andar muito na 1ª semana e uso de meia elástica.

O pós-operatório é doloroso?

Nos primeiros dois dias pode haver um certo desconforto. Há uma sensação de pele esticada, mas nada que incomode muito. Na 1ª semana, o andar pode provocar um pouco de dor, a qual é controlada com analgésicos.

Quando poderei voltar a usar sapato de salto alto?

Não há restrição quanto ao salto alto. Pode ser usado já no 1º dia. Na verdade o salto alto ajuda a diminuir a tensão sobre a cicatriz.

A cicatriz fica muito visível?

Geralmente não. Ela fica localizada mais na parte interna e posterior do joelho, portanto fica pouco aparente aos olhos. A cicatriz passará por diversas fases, já descritas no tópico sobre abdominoplastia. Após 6 meses, a cicatriz começa a clarear e ficará mais disfarçada com cerca de 12 a 18 meses após a cirurgia.

Como são as próteses de panturrilha?

São estreitas e alongadas, para perfeita adaptação na panturrilha e existem 2 formatos diferentes. Há um tipo onde o ápice se encontra no meio da prótese (anatômica) e outro onde este é localizado mais na extremidade dela (Montellano). A decisão de qual formato utilizar cabe ao cirurgião, levando em conta a anatomia assim como o desejo da paciente.

Com quanto tempo posso me exercitar?

Após 30 dias, exercícios leves estão liberados e exercícios mais vigorosos após 45 dias.


Compartilhe este post: